Desenvolvimento de pessoas sábias em sistemas

Principal Desafio: Como ajudamos as pessoas a trabalhar de forma mais efetiva através do pensamento sistêmico?

Umas das principais dificuldades que enfrentamos com os mais complexos desafios, é que quanto mais tempo, esforço e recurso invetimos em resolvê-los, o mais arraigados eles se tornam. Como Peter Senge define na 2ª Lei de sua obra As 11 Leis do Pensamento Sistêmico, “Quanto mais forte você empurrar, mais forte ainda o sistema te empurrará de volta.”

Senge se refere a esse processo, no qual uma intervenção bem intencionada dispara uma reação que oculta seus benefícios, como o “retroalimentação (feedback) de compensação.” Outros autores falam sobre a “resposta imune” sistêmica, na qual a inovação é rejeitada, no sentido de manter o status quo.

De qualquer maneira, para avançar nesse contexto, os times precisam aprender a como trabalhar de forma mais inteligente, e não mais intensa. A chave dessa abordagem é que todos os membros – incluindo você como líder – deve ter os princípios e práticas sistêmicos bem sedimentados. Quando você entende como o sistema funciona, você aprimora sua capacidade de identificar ações que impulsionam e disparam uma mudança duradoura.

Uma abordagem sistêmica não é necessariamente intuitiva ou simples. Para a maioria das pessoas, ela requer uma mudança de pensamento e comportamento. Isso significa trabalhar a sua própria tendencia do subconsciente de manter o sistema como está.

A maneira mais usada e real de fazer esse tipo de mudança é praticando um novo conjunto de hábitos – os hábitos de um pensador sistêmico. Assim como aprender qualquer novo hábito, pode ser difícil superar o ipulso de fazer as coisas da forma como você comumente as fazia. É aí que, focar naquilo que se quer criar ao invés do problema que se quer resolver, pode dispender muita energia necessária e novas perspectivas.

À medida em que você começa a colocar seus novos hábitos em prática, você e seu time ganham experiência prática com ferramentas sistêmicas. Através de experimentos e pequenas conquistas, você irá aprender estratégias concretas para susperar desafios persistentes.

O que ser “um especialista em sistemas” significa?

No mundo industrializado, nós nos baseamos por muito tempo em abordagens lineares para resolver problemas. Nós pensamos que se identificarmos e tomarmos a ação “certa”, conseguiremos alcançar resultados previsíveis. E isso muitas vezes é verdade no caso de problemas simples. Se eu trabalho numa planta industrial e uma máquina descalibrada está produzindo produtos defeituosos, eu posso diagnosticar o problema e ajustar a máquina.

Em sistemas complexos e dinâmicos, como uma família, uma cidade ou um ecossistema, nós conseguimos facilmente prever e controlar os resulatos. Mas nós podemos começar a identificar relações e interconexões chave e perceber como uma mudança em uma parte do sistema afeta as outras.

Assim como a aclamada cientista ambiental e dinamicista sistêmica, Donella Meadows, disse em sua famosa dissertação, “Dançando com Sistemas”, “Nós conseguimos impor o nosso desejo sobre um sistema. Podemos ouvir o que o sistêma tem a nos dizer, e descobrir como suas propriedades e os nossos valores podem trabalhar juntos para gerar algo muito melhor do que se tivesse sido produzino apenas pelo nosso desejo. Não podemos controlar ou entender sistemas. Mas sim, dançar com eles!”

Ser um especialista em sistemas sisgnifica saber “dançar”com eles através da descoberta de como eles operam e aonda você pode começar a influencia-los.

Três Conjuntos de Capacidades

Três conjuntos de capacidades, entre muitos outros, podem ser úteis para se tornar um “especialista em sistemas.” Nesse módulo, explore como você e seu time podem:

Comments are closed.


À medida em que vivemos nossas vidas diariamente, nos tornamos dependentes de uma série de hábitos, em sua grande maioria subconscientes, para direcionar muitas das nossas decisões e ações. Com nossas rotinas profundamente arraigadas para nos guiar, somos capazes de realizar coisas de forma eficiente.
Learn More



Hábitos podem ser extraordinariamente persistentes. As mesmas características que os tornam úteis, também os tornam difíceis de mudar. É nesse momento em que adotar uma postura criativa ao invés de reativa, pode se tornar particularmente útil.
Learn More



Desde os anos 60, a maioria das organizações dependeram fortemente no planejamento estratégico. Líderes passam pelo processo formal de coletar e analisar dados, formular a estratégia, definir metas e planos de ação para implementar a estratégia, e desdobrar o plano dentro da organização.
Learn More


Additional Resources

  • Aforismos do ST (da Quinta Disciplina) - 11 leis e 7 dificuldades de aprendizagem
  • Ferramentas de um Pensador Sisyêmico de Leyla Acaroglu